Ao longo dos anos expressões de jogo foram se espalhando entre os jogadores e o mesmo aconteceu com esse clássico dos casinos. Muitas vezes as expressões e palavras são padronizadas em inglês em jogos que são populares em todo o mundo. Confira abaixo todos os termos do jogo de dados e aprenda os significados.
Confira o vocabulário usado no Jogo de Dados
Acesse o guia completo para aprender as expressões do jogo de dados.
- Ace Deuce: uma aposta de proposition de uma rodada (one roll), ou seja, você aposta que o próximo lançamento será um 3 (2 e 1 nos dados).
- Aces: uma aposta de proposition, você aposta que o próximo lançamento terá como resultado um 2 (nos dois). Esta aposta também é conhecida como ”snake eyes” (olhos de cobra).
- Action (Ação): apostas que estão, no momento, ativas na mesa.
- Advantage (vantagem-porcentagem): a porcentagem que o cassino possui em uma aposta, ou seja, a vantagem da casa.
- Against the dice (contra o dado): quando você aposta nos “don’t pass” e “don’t come”, está apostando que o 7 será lançado antes do número de ponto, portanto, contra os dados.
- Any craps (qualquer dados): uma aposta de proposition, você aposta que o próximo lançamento será um 2, 3 ou 12. Esta aposta paga 7:1 e tem uma vantagem da casa de 11.1%.
- Any seven (qualquer 7): uma aposta de one-roll (uma rodada), que o próximo lançamento será o 7. Esta aposta paga 4:1.
- Apron: o material das mesas de craps de um estabelecimento de cassino, normalmente, feito com feltro.
- Back line (linha de trás): outro nome para aposta de linha ”don’t pass”.
- Bank craps (banco de dados): o nome oficial do jogo de dados. Craps é uma abreviação, apesar de ser muito mais utilizado que ”bank craps”.
- Bar 12 (barra 12): Quando o resultado de um lançamento de dados de um 12 resulta em um ”push” (impulso) para as apostas “don’t pass” e “don’t come”.
- Behind the line (atrás da Linha): colocar probabilidades nas suas apostas pass/ come/ don’t pass/ don’t come. É chamado de apostas atrás da linha por não existir lugar marcado na mesa para as apostas de probabilidades, você coloca as fichas, exatamente, atrás da sua aposta original na mesa.
- Big 8: uma aposta em que um 8 sairá antes que um 7. Esta aposta paga 1:1 e tem uma vantagem da casa de 9.1%. Idêntica à aposta “place 8”, porém a aposta ”place” para 7:6 e tem uma margem da casa de apenas 1.5%, fazendo-a ser uma opção bem mais favorável.
- Big 6: uma aposta em que um 6 sairá antes que um 7. Esta aposta paga 1:1, idêntica à aposta place, porém a place paga 7:6. A aposta place 6 é bem mais vantajosa, sendo a margem da casa de apenas 1.5%, enquanto a aposta big 6 é de 9.1%.
- Big red: Outro termo utilizado para a aposta “place” em qualquer 7.
- Black: gíria utilizada para as fichas de $100 que, na maioria dos cassinos, são da cor preta.
- Bones: gíria para dados.
- Bowl: um recipiente feito de plástico, metal ou madeira, dependendo do cassino, que contém os dados. É colocado ao lado do stickman na mesa.
- Boxcars: apostar que dois 6 (um total de 12) será jogado no próximo lançamento de dados.
- Boxman: O ”dealer” do cassino que senta no meio na mesa, sendo o responsável pela ação da aposta, por todas as fichas e pela administração de todos os jogadores. O boxman fica em frente ao stickman.
- Box numbers: aposta ”Place” para os números 4,5,6,8,9 e 10.
- Boys (or The Boys): um termo de gíria utilizada para os dealers de craps. Porém, não muito usado para as dealers do sexo feminino.
- Buffalo: quando você aposta um 5-unit em cada número “hardways” e qualquer 7.
- Buffalo Yo: uma aposta 5-unit em cada número “hardways” e num 11.
- Bump: um termo utilizado para descrever o intervalo feito pelo dealer, quando a mesa de craps está com vários funcionários e a mesa com poucos jogadores.
- Buy Bet: o mesmo que uma aposta ”place”, você aposta nos números 4, 5, 6, 8, 9 ou 10, porém dá à casa uma comissão de 5%, em troca de probabilidades reais. A maioria dos cassinos pede por uma comissão na aposta, independentemente do resultado, outros irão permitir que os jogadores fiquem com a comissão até que a aposta seja realmente ganha.
- C&E: este é uma aposta de uma rodada, em ambos: qualquer dados (any craps) (C) e onze (eleven) (E). É uma aposta em duas partes, onde uma unidade é colocada em qualquer dado resultando em 2, 3 ou 12 e outra colocada no 11. Se a aposta ”any craps” ganhar, a aposta ”eleven” perde e vice-versa.
- Capped dice: pode ser identificado quando você arranha com a unha ou uma moeda e deixa uma marca neles.
- Center bets (apostas de centro): todas as apostas no meio da mesa – as apostas de uma rodada (one-roll) e as proposition. Também chamadas de centro do campo (center field).
- Charting a table: quando um jogador mantém o controle dos resultados dos lançamentos dos dados, a fim de jogar com uma determinada estratégia.
- Cocked dice (dados arremessados): dados que terminam em um ângulo, por exemplo, contra a mesa, ao invés de finalizar plana. O número final é determinado olhando-se o ângulo natural do dado/dados e também, caso o objeto o qual ele está encostado fosse removido, o dado cairia plano, então, o número de cima do dado é o final anunciado. Isto é determinado pelo stickman.
- Cold dice: um termo usado quando todos os shooters estão lançando o 7 antes do número de ponto ser feito.
- Cold table: quando todos os shooters da mesa estão lançando o 7, antes do ponto ser feito.
- Color in: quando você troca fichas menores por fichas de maior valor ao sair da mesa.
- Come bet (aposta ”come”): mesmo que aposta de linha de passe (pass-line), porém é feito depois do lançamento de saída, uma vez que o ponto já tenha sido feito.
- Come out roll: termo usado para o primeiro lançamento do jogo. Todas as apostas ”pass” e ”don’t pass” devem ser colocadas antes deste lançamento. Se o shooter lançar um 7 ou 11, ganha com a aposta ”pass” e perde com a ”don’t pass”. Já se o shooter lançar um 2, 3 ou 12, perde com a aposta ”pass” e com a ”don’t pass” ganha com os números 2 e 3. Um 12 resulta em um ”push” (impulso). O jogo continua com os lançamentos: 4, 5, 6, 8, 9 ou 10 e o número de ponto é estabelecido.
- Comp.: serviços de cortesia oferecidos pelo cassino aos jogadores, pelas ações dos mesmos na mesa. Estes serviços podem incluir: acomodação em hotéis, refeições, ou ingressos para eventos.
- Corner red: o canto do layout da mesa de dados, onde se encontra as apostas ”big 6″ e ”big 8″, escritas em vermelho.
- Crapless craps: esta é uma variante bem incomum de dados, onde os números 2, 3, 11 e 12 são todos números de ponto. Isto faz com que seja impossível perder no primeiro lançamento da rodada, e você não pode ganhar com um 11, deixando somente uma maneira de ganhar no lançamento de saída, lançando um 7. Isso aumenta a vantagem da casa para 5.4% na aposta de passe. Se você pegar probabilidades atrás desta aposta, reduz para 2.9% e se você dobrar as probabilidades, reduz para 2.1%. Reduz mais 1% se você for capaz de ”lay odds” 5 vezes sua aposta original, mas somente se o cassino permitir multiplicar este valor. Não existe aposta ”don’t pass” neste ”crapless craps”. Você pode apostar nas ”place bets” 2, 3, 11 e 12 com uma porcentagem da casa de 7.1%, com um pagamento de 11:2 para os números 2 e 12. ”Place” 3 e 11 têm uma margem, levemente menor, de 6.2% e pagam 11:4. Comprar apostas também funciona da mesma maneira e com as mesmas probabilidades dos dados regulares. Esta versão de dados é jogada em bem poucos cassinos em Las Vegas, o mais famoso é o Stratosphere, e raramente são encontradas em cassinos online.
- Crap out: quando um shooter joga um 2, 3 ou 12 e a rodada termina, trocando de shooter. Também é chamado de ”seven out”.
- Craps: quando o shooter joga 2, 3 ou 12 no primeiro lançamento de saída. Também é o próprio nome do jogo.
- Craps numbers: os números 2, 3 e 12.
- Crew: os dealers da mesa de dados. Também chamados de ”the boys” (os meninos).
- Dead: uma mesa de dados sem jogadores.
- Dealer: os funcionários do cassino em cada lado do ”boxman” que são responsáveis pelos pagamentos de cada lado da mesa e auxiliam os jogadores com suas apostas. Em um cassino físico, você entrega o seu dinheiro ao dealer do seu lado da mesa, e ele/ela aposta na mesa por você.
- Dice bowl (also “bowl”): um recipiente, feito de plástico, metal ou madeira, usado para guardar os dados na mesa.
- Dice in the middle (dados no meio): quando o stickman coloca os dados sobre as apostas proposition, na frente do boxman, indicando quando os jogadores devem apostar.
- Don’t come bet (aposta don’t come): uma aposta feita após o primeiro lançamento do jogo e funciona como a aposta “don’t pass-line”, depois que o ponto é feito. Esta aposta paga 1:1.
- Don’t pass bet (aposta don’t pass): uma aposta que o primeiro lançamento do jogo será um 12, 3 ou 2, o qual perderá se for 7 ou 11, e será um push (impulso), se for um 12. Qualquer outro número torna-se um número de ponto. Esta aposta tem uma porcentagem da casa de 1.36%, a qual reduz caso você decida por ”lay odds” na aposta “don’t pass”.
- Double odds (probabilidades duplas): apostar duas vezes o valor de sua aposta original, nas probabilidades de apostas “behind pass”, “don’t pass”, “come”, ou “don’t come”.
- Down (or take me down): frase utilizada pelos apostadores, indicando ao dealer o desejo de que sua aposta seja removida e devolvida.
- Down behind: frase anunciada pelo dealer, indicando à um apostador que a aposta foi perdida.
- Duker: uma referência à uma grande quantidade de dinheiro que está em jogo, de repente, em um ou em ambos os lados da mesa. Isso alerta os funcionários da mesa que a ação será aumentada, assim como todas as cores de fichas estarão em jogo. O termo vem da palavra ”Duke” (Duque), indicando que um jogador tem muito dinheiro.
- Easy way (caminho fácil): este é um termo utilizado para descrever quando é lançado os dados com números diferentes, resultando em 4, 6, 8, e 10. Por exemplo, o 2 e o 6 resulta em um 8.
- Edge: a vantagem (ou porcentagem, ou margem) que o cassino tem em qualquer aposta feita pelos jogadores. Também chamada de ”house edge” (vantagem ou porcentagem, ou margem da casa)
- Even money: quando a aposta paga 1:1. Um apostador perde ou ganha a mesma quantia de dinheiro que apostou.
- Eyeballs: linguagem de mesa para um lançamento de dados de 2, já que os dois pontos se parecem com olhos.
- Eye in the sky (olhos no céu): as câmeras de vigilância em cassinos que monitoram as ações dos jogadores e dealers.
- Fade: este é um termo utilizado em dados de rua, não nos cassinos contra o dealer. Refere-se a ação de apostar contra o shooter, na quantia de sua aposta. O shooter então, deve retirar qualquer parte de sua aposta que não está enfraquecida (faded) pelos outros jogadores. Se o shooter perder a aposta, os jogadores ganham o dobro da quantia enfraquecida.
- Field bet: uma aposta que o próximo lançamento será 2, 3, 4, 9, 10, 11 ou 12. Esta aposta para 1:1 para 3, 4, 9, 10 e 11, até mesmo 2:1 ou 3:1 em alguns cassinos para o 2 e 12.
- Front line bet (aposta de linha de frente): o mesmo que aposta de Linha de passe.
- Garden: uma gíria para o campo de apostas.
- George: um termo de gíria para um jogador que dá dicas muito boas no cassino físico.
- Green: nome dado às fichas de $25 utilizadas durante o jogo.
- Hard way: quando você lança o ”hard way” para os números 4, 6, 8, ou 10, eles devem vir em pares 2-2, 3-3, 4-4 and 5-5. É chamado the “hard way” (caminho difícil) por ser menos comum assim em pares, do que lançar com números diferentes nos dados.
- Hardway bet: essa aposta é encontrada no centro da mesa, ao lado das apostas ”one-roll proposition”. Quando você apostar o ”hard way” para que seja lançado o 4, 6, 8, ou 10, o resultado dos dados será em pares (2-2, 3-3, 4-4, 5-5).
- Hi-Lo: a “one roll bet” that the next roll will be either a 12 or a 2.
- Hi-Lo-Yo: uma aposta de uma rodada que o próximo lançamento dos dados será 2, 11 ou 12.
- Hit a brick: quando os dados atingem uma pilha de fichas e não chegam a rolar no comprimento da mesa.
- Hop bet: uma aposta de uma rodada, que o próximo lançamento será a combinação dos dados de sua escolha, como 4-1 ou 2-3, pode ser qualquer combinação. Uma vez que você aposta em uma combinação, perde em qualquer outra que for lançada na próxima rodada.
- Horn bet: uma aposta de uma rodada, em que o próximo lançamento será o 2, 3, 11 ou 12. O jogador terá uma unidade de aposta em cada número. O 2 e 12 pagam 30:1 e o 3 e 11 pagam 15:1.
- Horn high bet: uma aposta feita em unidades de 5, uma unidade cada um dos números 2, 3, 11 e 12, mais outra unidade posta em um desses números, fazendo-o ser o número ”high horn”. Não precisa ser jogado em unidades de 5, porém, é mais fácil jogar desta maneira e o cassinos preferem assim.
- Hot table: uma mesa de dados onde todos os shooters estão jogando, por um bom tempo, sem lançar o 7, normalmente, referindo-se aos apostadores de linha de passe.
- House edge (margem da casa): Mesmo que ”margem”.
- Inside bet (aposta Interna): quando você aposta nos números 5, 6, 8 e 9.
- Inside numbers (números Internos): números 5, 6, 8 e 9.
- Insurance bet (aposta de segurança): quando você faz duas ou mais apostas, na tentativa de cobrir outra, caso perder.
- Juice: um termo coloquial para “vigorish” (vig); comissão tomada pelo cassino em determinadas apostas.
- Late bet (aposta atrasada): quando um jogador tenta apostar com os dados ainda no ar. O dealer ou boxman decidirá sobre a validade da aposta atrasada, chamando ou não a aposta.
- Lay bet: aposta feita por um apostador errado (wrong-way) , dizendo que o shotter vai lançar um 7 antes do números de ponto 4, 5, 6, 8, 9, e 10. Uma comissão de 5% é paga, para obter reais probabilidades sobre a aposta. A maioria dos cassinos exige isso, independentemente, do apostador ganhar ou perder a aposta, enquanto outros, requerem o pagamento, somente, após ganhar uma aposta.
- Lay odds: uma aposta extra colocada nas apostas ”don’t come” e ”don’t pass”, feita por apostadores errados (wrong-way), que oferecem reais probabilidades, sem margem para a casa. É posta atrás da aposta original na mesa e pode ser colocada 2 ou 3 vezes.
- Layout: o feltro utilizado para cobrir a mesa de dados, onde todas as apostas são feitas e marcadas.
- Line bet (aposta de Linha): outro termo para apostas ”linha de passe” (pass Line) ou “don’t pass line”.
- Little Joe (pequeno Joe): É uma gíria de mesa para um ”hard-way 4″ ou 2-2.
- Marker Puck (Disco Marcador): Um disco de plástico utilizado em cassinos físicos, onde os dealers usam para mostrar quais pontos estão ”on” e ”off” na mesa.
- Mark the Point (Marque o ponto): A ação do dealer de indicar o número de ponto, colocando o disco (puck) na mesa. O dealer está assim, ”marcando o ponto”.
- Midnight (meia noite): nome dado para uma simples aposta de ”proposition” no número 12. Também é chamado de “any 12” (Qualquer 12).
- Multi-roll bet (aposta multi rodada): essas são para todas as apostas que não podem ser resolvidas no próximo lançamento dos dados. Pode levar alguns lançamentos de dados para determinar o resultado da aposta. Algumas apostas multi-rodadas são: ”place and buy”, “hardway”, “big 6” e “8”, “come” and “don’t come”.
- Natural: quando o shooter lançar um 7 ou um 11 no lançamento de saída do jogo.
- No roll (sem rodada): o dealer ou o stickman irá chamar um ”no roll” quando o shooter não lançar os dados até a outra extremidade da mesa, ou se os dados escorregarem das mãos do shooter, ou ainda se eles rolarem para fora da mesa. Isso indica que a rodada é inválida.
- Odds bet: uma aposta adicional colocada atrás das apostas pass/ come/ don’t pass/ don’t come, a qual não tem margem da casa e é paga nas reais probabilidades. Pode ser colocada até 2 ou 3 vezes a aposta original.
- Off: apostas que não estão em ação no próximo lançamento de dados.
- On: apostas que estão em ação no próximo lançamento de dados.
- One roll bet (aposta de uma rodada): uma aposta no resultado apenas do próximo lançamento de dados, o qual não é mais ativo no restante do jogo. Você irá ganhar ou perder na próxima rodada e terá que apostar novamente cada vez se quiser ficar ativo por mais do que uma rodada.
- Outside dealer (dealer de fora): o funcionário do cassino que fica fora de fora da mesa do jogo.
- Outside numbers (números de fora): números 4, 5, 9 e 10.
- Parlay (apostar): aumentar seu valor de aposta, adicionando seus ganhos a sua aposta original.
- Pass line bet (aposta da linha de passe): essa é a aposta mais comum encontrada no craps. A aposta ganha se o resultado do lançamento for 7 ou 11 e perde se for 2,3 ou 12, já todos os outros números estabelecem o ponto.
- Pips (pontos): os pontos encontrados dos dados que indicam os números
- Pit: a seção de um cassino físico onde se encontra a mesa de craps.
- Place bet (aposta colocada): a aposta onde o número colocado 4, 5, 6, 8, 9 ou 10 será lançado antes do 7. Esta aposta paga 9:5 para os números 4 e 10, 7:5 para os números 5 e 9 e 7:6 para os números 6 e 8.
- Place numbers (números colocados): os números 4, 5, 6, 8, 9 e 10.
- Point (ponto): o ponto é o número estabelecido apostado até o fim da rodada quando é igual a 4, 5, 6, 8, 9 ou 10. Apostadores corretos apostam para que o ponto seja lançado antes do 7, já os errados, apostam para que sejam lançados depois do 7.
- Press a bet (pressionar uma aposta): aumentar o valor da sua aposta, geralmente, dobrando o montante.
- Proposition bets (apostas proposition): todas as apostas de hardway e one-roll colocadas no layout do centro da mesa.
- Puck: um marcador em forma de disco de hóquei utilizado para indicar o número de ponto na ação da rodada.
- Rail ou Rack (trilho): a parte ranhurada de cima da mesa de craps onde os jogadores podem armazenar suas fichas usadas no jogo.
- Right-way bettor: um jogador que está apostando com o shooter para que o número de ponto seja lançado antes do 7.
- Seven out: quando um 7 é lançado antes do número de ponto, depois dele já estabelecido. Isso acaba com a rodada e o shooter é trocado.
- Shooter (lançador): o jogador que lança os dados.
- Skinny dugan: uma gíria para dizer o número sete. Muitas alternativas existem, já que é considerado má sorte pronunciar o número sete na mesa de craps.
- Snake eyes (olhos de cobra): outro termo para lançar o 2 na aposta proposition ”any 2″ (qualquer 2).
- Stickman: o funcionário do cassino responsável por manusear e anunciar o número do dado.
- Take odds (pegar probabilidades): uma aposta adicional nas apostas “pass” e “come” que ofereçam reais probabilidades sem vantagem para a casa. É colocada diretamente atrás da aposta original da mesa. O apostador pode, normalmente, apostar até 2 ou 3 vezes sua aposta original.
- Three-way craps: uma aposta proposition de one-roll nos números 2, 3 e 12 feita em unidades de 3; uma unidade no 2, uma no 3 e outra no 12.
- Toke: gíria designada a uma dica dada ao dealer.
- Two-way (dois caminhos): uma aposta que é feita pelo jogador e dividida entre ele e os dealers, normalmente feita em apostas de one-roll (uma rodada).
- Vigorish: este termo refere-se à comissão da casa em determinadas apostas.
- With the dice (com os dados): quando você joga com os dados, está jogando para que um número de ponto seja lançado antes do 7. Um apostador correto joga apenas com os dados.
- Working bet (aposta ativa): uma aposta que está no momento ativa, ou ativa para o próximo lançamento de dados.
- World bet (aposta universal): quando você aposta nos números 2, 3, 7, 11 e 12, todos de uma vez só, fazendo em unidades de 5. Por exemplo, se você apostar $15 na aposta universal, $3 deverá ir para cada número.
- Wrong-way bettor: seria um jogador que aposta que o 7 será lançado antes do número de ponto, uma vez que o número de ponto já esteja estabelecido. Um apostador errado joga contra os dados.
- Yo: o número 11, também chamado de ”yo-leven”, a fim de evitar confusão com o número 7, como soam parecidos em inglês.
Encontre o melhor cassino online para jogar dados
O jogo de dados online é um dos clássicos dos casinos que parece complicado, mas na verdade é muito fácil de aprender. Agora que você já sabe todos os termos do jogo de dados que podem surgir em uma mesa de jogo, escolha um dos cassinos online que avaliamos e recomendamos para jogar valendo dinheiro real.